ESCULTURAS DOS CINCO CONTINENTES ESTÃO NO CENÁRIO VOLTA AO MUNDO NO NOVO PARQUE MUTIRAMA

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Por Sirley Camilo SECOM/Goiânia
Para passar por elas, o visitante estará ao volante de um dos mini-jipes que integram o cenário Volta ao Mundo, e cuja estação de embarque e desembarque foi transformada em um antigo posto de gasolina

Esculturas que medem cerca de 1,10 metro e que representam os cinco continentes do planeta Terra, colocados no nível da visão das crianças, marcam pontos estratégicos no novo Parque Mutirama, que será inaugurado no final do mês de junho. Para passar por elas, o visitante estará ao volante de um dos mini-jipes que integram o cenário Volta ao Mundo, e cuja estação de embarque e desembarque foi transformada em um antigo posto de gasolina.

Deste modo, o continente africano é representado pelas pirâmides e pela cabeça de um africano. A Oceania tem como cenário o Teatro da Ópera de Sidney e a Índia, um deus hindu, um trecho da Muralha da China e o palácio Taj Mahal. O perfil de um filósofo grego, o Coliseu Romano e um capacete macedônico marcam o continente europeu. Para representar as Américas, os idealizadores do novo Parque Mutirama escolheram o Congresso Nacional e três índios: um maia,um ianomâmi e um apache.

O Taj Mahal, um dos marcos do Parque Mutirama, é considerado uma das obras  mais perfeitas do mundo. O principal material usado em sua construção foi o mármore branco e sua edificação envolveu cerca de 22 mil homens, entre escultores, pedreiros, artesãos e calígrafos. Ele fica em Agra, na Índia. Situa-se nas margens do Rio Yamuna. Além de Patrimônio da Humanidade, é considerado uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno. Contém inscrições retiradas do Corão. É incrustado com pedras semipreciosas, tais como o lápis-lazúli, entre outras. A sua cúpula é costurada com fios de ouro. O edifício é flanqueado por duas mesquitas e cercado por quatro minaretes.

A casa da Ópera de Sydney,  também conhecida como Teatro de Sydney, é outro marco. É um  edifício de espetáculo e símbolos da Austrália, localizada na cidade de Sydney. Tem cerca de 1000 divisões, incluindo cinco teatros, cinco estúdios de ensaio, dois auditórios, quatro restaurantes, seis bares.O maior auditório, conhecido como Concert Hall, tem capacidade para 2690 espectadores sentados. No total, conta com mil recintos e um espaço de 4,50 hectares de solo utilizável. O telhado está coberto por um milhão de azulejos cerâmicos, e os extremos abertos foram cobertos com 6.200 metros quadrados de vidro especial.

O Coliseu Romano é outro símbolo colocado no Parque. Trata-se de um anfiteatro construído no período da Roma Antiga; O Coliseu foi utilizado durante aproximadamente 500 anos, tendo sido o último registro efetuado no século VI da nossa era, bastante depois da queda de Roma em 476. O edifício deixou de ser usado para entretenimento no começo da Idade Média, mas foi mais tarde usado como habitação, oficina, forte, pedreira, sede de ordens religiosas e templo cristão. Embora esteja agora em ruínas devido a terremotos e pilhagens, o Coliseu sempre foi visto como símbolo do Império Romano. Atualmente, é uma das maiores atrações turísticas em Roma e considerado umas das Sete maravilhas do mundo moderno.

Durante o período de aproximadamente um milênio (entre 2630 e 1640 a.C.) os egípcios construíram suas famosas pirâmides, que seguem até hoje despertando a curiosidade de historiadores e arqueólogos.Tinham  a função abrigar e proteger o corpo do faraó mumificado e seus pertences (jóias, objetos pessoais e outros bens materiais) dos saqueadores de túmulos.

A matemática foi muito empregada na construção das pirâmides. Conhecedores desta ciência, os arquitetos planejavam as construções de forma a obter o máximo de perfeição possível. As pedras eram cortadas e encaixadas de forma perfeita. Seus quatro lados eram desenhados e construídos de forma simétrica, fatores que explicam a preservação delas até os dias atuais. No Parque Mutirama eles buscam despertar para a beleza do continente africano.

O Palácio do Congresso Nacional é um dos símbolos a escultura em homenagem ao continente americiano.Projeto do arquiteto Oscar Niemeyer foi construído na década de 60 e está situado no Eixo Monumental, a principal avenida de Brasília. A semiesfera à esquerda é o assento do Senado, e o hemisfério à direita é o assento da câmara dos deputados. Entre eles há duas torres dos escritórios. O Congresso Nacional é bicameral, sendo composto por duas Casas: o Senado Federal, integrado por 81 senadores, que representam as 27 Unidades Federativas (26 Estados e o Distrito Federal), e a Câmara dos Deputados, integrada por 513 deputados federais, que representam o povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela a atenção!