Quem tem boca vai a Roma - Mostra de Cinema Italiano

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro, de 1º a 13 de junho de 2012, com Curadoria de Marcela Borela e realização: Abrasel. Ingresso: R$ 2,00

1º de Junho - Sexta-feira12h30 - O Conformista (Bernardo Bertolucci) – 115min. Censura 13 anos
Em 1938, em Roma, Marcello acaba de aceitar um trabalho para Mussollini e flerta com uma bela jovem, o que faz com que ele fique cada vez mais conformista. Marcello resolve viajar a Paris em sua lua de mel e aproveita para cumprir uma missão designada por seus chefes: vigiar um professor que fugiu da Itália assim que os fascistas assumiram o poder no país.

15h – A Classe Operária Vai ao Paraíso (Elio Petri) – 125min. Censura 18 anos
Adorado por seus superiores por ser um trabalhador extremamente dedicado e odiado pelo mesmo motivo por seus colegas de trabalho, Lulu vive entregue aos sonhos de consumo da classe média, alienado em meio aos movimentos de protesto de sua classe, até que um acontecimento põe em xeque suas opiniões.
20h – A Doce Vida (Federico Fellini) – 166min. Censura 14 anos
Em Roma, Marcello Rubini (Mastroianni) é um jornalista que escreve fofocas para os tablóides sensacionalistas. Ele anseia ser um escritor sério, mas nunca consegue escrever qualquer coisa profunda. Numa boate Marcello conhece uma herdeira rica, Maddalena (Aimée), que sofre por sentir um enorme tédio. Juntos pegam uma prostituta e passam a noite fazendo um ménage. Assim inicia nossa aventura. Um clássico de valor imensurável, indispensável

2 de Junho - Sábado12h30 - La Luna (Bernardo Bertolucci) – 142min. Censura 12 anos
Caterina, uma cantora de ópera americana que acaba de enviuvar, resolve levar Joe, o seu filho adolescente, numa longa turnê por Itália. Absorvida pela sua vida agitada de cantora lírica, entra em choque quando descobre que o seu filho solitário e problemático se tornou viciado em heroína. A sua tentativa desesperada de afastar o filho da droga, resulta numa relação quase incestuosa entre ambos, mas também na possibilidade de juntar Joe, e talvez mesmo ela própria, com o seu verdadeiro pai cuja existência ela sempre manteve em segredo.
15h – O Leopardo (Luchino Vinsconti) – 185min. Censura 12 anos
A partir do romance de Tomasi Di Lampedusa, Visconti nos apresenta com vigor narrativo a ascensão da burguesia e a decadência da nobreza sob o Risorgimento italiano, em 1860. É impressionante a construção de personagens típicos e seus vínculos com a estrutura de classe. Deste modo, o filme de Visconti não é apenas um filme histórico, mas uma narrativa sociológica baseada nas categorias e luta de classes, apreendidas num momento histórico típico. É a expressão-mor do realismo histórico.
20h - A Comilança (Marco Ferreri) -135min. Censura 18 anos
Quatro homens de meia-idade bem sucedidos: Marcello, um comandante de bordo; Michel , um executivo de televisão; Ugo, um chef; e Philippe, um juiz; vão para a mansão deste último. Reunidos nesta casa, que foi abastecida com uma quantidade enorme de comida, planejam comer até morrer.

3 de Junho - Domingo12h30 – Respiro (Emanuele Crialese) – 91min. Censura 12 anos
Lampedusa é uma ilha a oeste da sicília onde gangues de rapazes brigam violentamente perto dos rochedos. Os homens saem cedo para pescar e as mulheres tomam conta da casa e de outras tarefas manuais. A primeira vista, a vida lá pode ser tão monótona quanto acolhedora; tão sufocante quanto charmosa. Grazia é uma jovem mãe de uma adolescente e dois meninos. Muito liberal e jovial, sua conduta logo desperta comentários maldosos na ilha, colocando toda a família em uma situação difícil.


15h – O Deserto Vermelho (Michelangelo Antonioni) – 113min. Censura 16 anos
Giuliana (Mónica Vitti), uma infeliz esposa italiana, sofre de uma desconhecida forma de depressão. As suas rápidas mudanças de humor afetam todos em seu redor, mas todos fingem que nada está verdadeiramente errado. Apenas o engenheiro britânico Corrado Zeller (Richard Harris) parece perceber o que Giuliana procura e com esse conhecimento, embarca num affair com a perturbada mulher.
20h – Roma, Cidade Aberta (Roberto Rossellini) - 98 min. Censura 12 anos.
Entre 1943 e 44, Roma, sob ocupação nazista, é declarada "cidade aberta", para evitar bombardeios aéreos. Nas ruas, comunistas e católicos deixam suas diferenças de lado para combater os alemães e as tropas fascistas. Filmado logo após a libertação da Itália, em locações reais e com atores amadores, Roma, Cidade Aberta tornou-se o marco inicial do neo-realismo italiano, que mostrou ao mundo que era possível se fazer cinema mesmo sob as condições mais precárias.
< DEBATE após o filme com Marcela Borela (cineasta e curadora da mostra) e Rodrigo Cássio (critico de cinema)

4 de Junho - Segunda-feira12h30 – Vincere (Marco Bellochio) – 128min. Censura: Livre.
Quando Ida Dalser conhece Benito Mussolini em Milão, o futuro ditador é ainda um militante socialista radical. Fascinada pelas idéias do líder, se desfaz de suas posses para contribuir com o jornal Il Popolo d'Italia e com a criação do Partido Fascista. Os dois chegam a ter um filho juntos, mas com a chegada da I Guerra, Mussolini se alista ao exército e desaparece. Quando Ida o reencontra, em um leito de hospital, ele está ao lado de sua nova esposa, Rachele. Forçada a partir, Ida é levada para o hospício e seu filho conduzido a um orfanato

15h – O Grito (Michelangelo Antonioni) – 116 min. Censura 14 anos.
Após sofrer desilusão amorosa com uma mulher casada, com quem manteve um longo caso e teve uma filha, o operário Aldo inicia uma jornada existencial pelas estradas da Itália, em busca de respostas. Vagando de cidade a cidade, envolve-se com outras mulheres, à procura de uma saída para o vazio de sua vida.

20h – O Jantar (Ettore Scola) – 96min. Censura 12 anos
O filme se passa nas duas horas em que várias pessoas estão em um restaurante. Neste tempo, os dramas e a vida de vários personagens se revelam, entre eles os da dona do restaurante, de um culto professor que gosta de jogar cartas, de uma quarentona que tem problemas com a filha, e de um professor universitário preso numa complicada relação amorosa com uma de suas alunas.

5 de Junho - Terça-feira12h30 – A Classe Operária Vai ao Paraíso (Elio Petri) 125min. Censura 18 anos
Adorado por seus superiores por ser um trabalhador extremamente dedicado e odiado pelo mesmo motivo por seus colegas de trabalho, Lulu vive entregue aos sonhos de consumo da classe média, alienado em meio aos movimentos de protesto de sua classe, até que um acontecimento põe em xeque suas opiniões.
15h – O Eclipse (Michelangelo Antonioni) – 118 min. Censura 14 anos
Depois de passarem a noite discutindo o fim de um relacionamento de três anos, e chegado a um ponto onde nada mais pode ser dito ou feito, Vittoria e Riccardo estão emocionalmente exaustos. Riccardo ainda tenta salvar a relação, mas ela está segura de que o amor deles chegou ao fim. Vittoria sai e, caminhando, dirige-se ao seu próprio apartamento.
20h – A Cadela (Marco Ferreri) – 110min. Censura 16 anos.
Após uma briga, Liza, abandona os amigos com os quais fazia um passeio de veleiro, ficando em uma ilha deserta onde moram Giorgio, um artista de meia idade e seu cachorro Melampo. O convívio de Liza e Giorgio nesta ilha faz surgir entre os dois um interessante jogo de dominação e submissão.

6 de Junho Quarta-feira12h30 - Antes da Revolução (Bernardo Bertolucci) – 112min. Censura 16 anos
Considerado a primeira obra prima de Bertolucci, Antes da Revolução é um filme emblemático sobre a juventude revolucionária dos anos 60. Em 1964, na cidade de Parma, Fabrizio é um jovem de 22 anos que passa por uma fase de indecisão política e afetiva. Apesar de renegar a burguesia, não se sente à vontade no movimento revolucionário, pois se considera à frente das ideologias da esquerda. Ao mesmo tempo, vive um amor conturbado com sua tia.
15h – Roma de Fellini (Federico Fellini) - 117 min. Censura: Livre.
Um passeio pela capital italiana ao encontro de sua arquitetura, de suas personalidades, de seus moradores e seus hábitos, de seus mistérios subterrâneos, de sua vida noturna trepidante. Tudo sob o olhar cínico e peculiar do famoso diretor, que mistura passagens autobiográficas com cenas do cotidiano da Roma.

20h - La Luna (Bernardo Bertolucci) – 142min. Censura 12 anos.
Caterina, uma cantora de ópera americana que acaba de enviuvar, resolve levar Joe, o seu filho adolescente, numa longa tournée por Itália. Absorvida pela sua vida agitada de cantora lírica, entra em choque quando descobre que o seu filho solitário e problemático se tornou viciado em heroína. A sua tentativa desesperada de afastar o filho da droga, resulta numa relação quase incestuosa entre ambos, mas também na possibilidade de juntar Joe, e talvez mesmo ela própria, com o seu verdadeiro pai cuja existência ela sempre manteve em segredo.

7 de Junho - Quinta-feira12h30 - O Crocodilo (Nani Moretti) – 112min.Censura 18 anos.
Bruno é um produtor de cinema que está passando por uma grande crise: não consegue dinheiro para terminar seu filme, está atolado em dívidas e seu casamento está afundando. Um encontro casual com uma diretora de cinema apresenta uma grande oportunidade de solução de todos os problemas. Teresa oferece a Bruno a produção de um filme chamado "O Crocodilo", cujo roteiro que parecia ser um filme de ação sem graça acaba se revelando uma crítica contundente ao governo do italiano Silvio Berlusconi. Com ânimo renovado, Bruno recupera sua dignidade correndo atrás de levar o filme às telas e, de quebra, salvar seu casamento.

15h – Mamma Roma (Píer Paolo Pasolini) – 106 min.Censura 14 anos.
A prostituta Mamma Roma quer mudar de vida e de classe social, mudanças que lhe possibilitariam recuperar sua auto-estima e também o filho Ettore, um adolescente que vive fora de Roma para não presenciar a vida que a mãe leva. A decisão se dá durante o casamento de Carmine, seu ex-gigolô. Mamma Roma sonha com uma vida burguesa, em um novo quarteirão ainda em construção na cidade, mas suas esperanças se confrontam com a realidade.

20h – A Aventura (Michelangelo Antonioni) – 145min. Censura 12 anos.
Um grupo de italianos ricos está em um cruzeiro pela costa da Sicília, quando uma das integrantes desaparece misteriosamente. Seria assassinato , sequestro, acidente, suicídio? Enquanto seu namorado e sua melhor amiga a procuram pela Itália, eles começam a ter um caso.

8 de Junho - Sexta-feira12h30 – A Noite (Michelangelo Antonioni) – 122min. Censura 14 anos.
Em meio a festas, traições e flertes, Lídia e Giovanni começam a repensar a relação e a questionar o que os fez chegar a tal ponto, depois de dez anos de casamento.

15h – Roma, cidade aberta (Roberto Rossellini) - 98 min. Censura 12 anos.
Entre 1943 e 44, Roma, sob ocupação nazista, é declarada "cidade aberta", para evitar bombardeios aéreos. Nas ruas, comunistas e católicos deixam suas diferenças de lado para combater os alemães e as tropas fascistas. Filmado logo após a libertação da Itália, em locações reais e com atores amadores, Roma, Cidade Aberta tornou-se o marco inicial do neo-realismo italiano, que mostrou ao mundo que era possível se fazer cinema mesmo sob as condições mais precárias.

20h – Um dia muito especial (Ettore Scola) – 105min. Censura 18 anos.
O ditador alemão Adolf Hitler está fazendo uma visita a Roma em maio de 1938 para se encontrar com Mussolini. Uma parada militar mobiliza os moradores da cidade, e poucas pessoas não foram para as ruas. Entre as exceções estão Gabriele (Marcello Mastroianni) e Antonietta (Sophia Loren), que moram no mesmo conjunto residencial e se encontram por acidente. O homossexual Gabriele deixa de cometer suicídio quando é interrompido por Antonietta, que chega em sua casa. Ela está à procura do pássaro de sua família que fugiu da gaiola. Imediatamente eles começam a conversar e descobrem sonhos que foram esquecidos, vontades que ficaram para trás e a vida frustrada que estão experimentando.

9 de Junho - Sábado12h30 - O Grito (Michelangelo Antonioni) – 116 min. Censura 14 anos.
Após sofrer desilusão amorosa com uma mulher casada, com quem manteve um longo caso e teve uma filha, o operário Aldo inicia uma jornada existencial pelas estradas da Itália, em busca de respostas. Vagando de cidade a cidade, envolve-se com outras mulheres, à procura de uma saída para o vazio de sua vida.

15h – Respiro (Emanuele Crialese) – 91min. Censura 12 anos.
Lampedusa é uma ilha a oeste da sicília onde gangues de rapazes brigam violentamente perto dos rochedos. Os homens saem cedo para pescar e as mulheres tomam conta da casa e de outras tarefas manuais. A primeira vista, a vida lá pode ser tão monótona quanto acolhedora; tão sufocante quanto charmosa. Grazia é uma jovem mãe de uma adolescente e dois meninos. Muito liberal e jovial, sua conduta logo desperta comentários maldosos na ilha, colocando toda a família em uma situação difícil.

20h – Mamma Roma (Píer Paolo Pasolini) – 106min.Censura 14 anos.
A prostituta Mamma Roma quer mudar de vida e de classe social, mudanças que lhe possibilitariam recuperar sua auto-estima e também o filho Ettore, um adolescente que vive fora de Roma para não presenciar a vida que a mãe leva. A decisão se dá durante o casamento de Carmine, seu ex-gigolô. Mamma Roma sonha com uma vida burguesa, em um novo quarteirão ainda em construção na cidade, mas suas esperanças se confrontam com a realidade.

10 de Junho - Domingo12h30 – Antes da Revolução (Bernardo Bertolucci) – 112min. Censura 16 anos.
Considerado a primeira obra prima de Bertolucci, Antes da Revolução é um filme emblemático sobre a juventude revolucionária dos anos 60. Em 1964, na cidade de Parma, Fabrizio é um jovem de 22 anos que passa por uma fase de indecisão política e afetiva. Apesar de renegar a burguesia, não se sente à vontade no movimento revolucionário, pois se considera à frente das ideologias da esquerda. Ao mesmo tempo, vive um amor conturbado com sua tia.

15h - A Cadela (Marco Ferreri) – 110min. Censura 16 anos.
Após uma briga, Liza, abandona os amigos com os quais fazia um passeio de veleiro, ficando em uma ilha deserta onde moram Giorgio, um artista de meia idade e seu cachorro Melampo. O convívio de Liza e Giorgio nesta ilha faz surgir entre os dois um interessante jogo de dominação e submissão.

20h – O Eclipse (Michelangelo Antonioni) – 118 min. Censura 14 anos.
Depois de passarem a noite discutindo o fim de um relacionamento de três anos, e chegado a um ponto onde nada mais pode ser dito ou feito, Vittoria e Riccardo estão emocionalmente exaustos. Riccardo ainda tenta salvar a relação, mas ela está segura de que o amor deles chegou ao fim. Vittoria sai e, caminhando, dirige-se ao seu próprio apartamento.
< DEBATE após o filme com Marcela Borela (cineasta e curadora da mostra) e Rafael Parrode (critico de cinema)

11 de Junho - Segunda-feira12h30 – A Aventura (Michelangelo Antonioni) – 145 min. Censura 12 anos.
Um grupo de italianos ricos está em um cruzeiro pela costa da Sicília, quando uma das integrantes desaparece misteriosamente. Seria assassinato , sequestro, acidente, suicídio? Enquanto seu namorado e sua melhor amiga a procuram pela Itália, eles começam a ter um caso.

15h - A Comilança (Marco Ferreri) – 135 min. Censura 18 anos.
Quatro homens de meia-idade bem sucedidos: Marcello, um comandante de bordo; Michel , um executivo de televisão; Ugo, um chef; e Philippe, um juiz; vão para a mansão deste último. Reunidos nesta casa, que foi abastecida com uma quantidade enorme de comida, planejam comer até morrer.

20h – Vincere (Marco Bellochio) – 128 min. Censura: Livre.
Quando Ida Dalser conhece Benito Mussolini em Milão, o futuro ditador é ainda um militante socialista radical. Fascinada pelas idéias do líder, se desfaz de suas posses para contribuir com o jornal Il Popolo d'Italia e com a criação do Partido Fascista. Os dois chegam a ter um filho juntos, mas com a chegada da I Guerra, Mussolini se alista ao exército e desaparece. Quando Ida o reencontra, em um leito de hospital, ele está ao lado de sua nova esposa, Rachele. Forçada a partir, Ida é levada para o hospício e seu filho conduzido a um orfanato.

12 de Junho - Terça-feira12h30 – O Jantar (Ettore Scola) – 96min. Censura 12 anos.
O filme se passa nas duas horas em que várias pessoas estão em um restaurante. Neste tempo, os dramas e a vida de vários personagens se revelam, entre eles os da dona do restaurante, de um culto professor que gosta de jogar cartas, de uma quarentona que tem problemas com a filha, e de um professor universitário preso numa complicada relação amorosa com uma de suas alunas.
15h - O Crocodilo (Nani Moretti) – 112min. Censura 18 anos.
Bruno é um produtor de cinema que está passando por uma grande crise: não consegue dinheiro para terminar seu filme, está atolado em dívidas e seu casamento está afundando. Um encontro casual com uma diretora de cinema apresenta uma grande oportunidade de solução de todos os problemas. Teresa oferece a Bruno a produção de um filme chamado "O Crocodilo", cujo roteiro que parecia ser um filme de ação sem graça acaba se revelando uma crítica contundente ao governo do italiano Silvio Berlusconi. Com ânimo renovado, Bruno recupera sua dignidade correndo atrás de levar o filme às telas e, de quebra, salvar seu casamento.

20h – A Noite (Michelangelo Antonioni) – 122 min. Censura 14 anos.
Em meio a festas, traições e flertes, Lídia e Giovanni começam a repensar a relação e a questionar o que os fez chegar a tal ponto, depois de dez anos de casamento.

13 de Junho - Quarta-feira12h30 – O Conformista (Bernardo Bertolucci) – 115min.Censura 13 anos
Em 1938, em Roma, Marcello acaba de aceitar um trabalho para Mussollini e flerta com uma bela jovem, o que faz com que ele fique cada vez mais conformista. Marcello resolve viajar a Paris em sua lua de mel e aproveita para cumprir uma missão designada por seus chefes: vigiar um professor que fugiu da Itália assim que os fascistas assumiram o poder no país.

15h - Um dia muito especial (Ettore Scola) – 105 min. Censura 18 anos.
O ditador alemão Adolf Hitler está fazendo uma visita a Roma em maio de 1938 para se encontrar com Mussolini. Uma parada militar mobiliza os moradores da cidade, e poucas pessoas não foram para as ruas. Entre as exceções estão Gabriele (Marcello Mastroianni) e Antonietta (Sophia Loren), que moram no mesmo conjunto residencial e se encontram por acidente. O homossexual Gabriele deixa de cometer suicídio quando é interrompido por Antonietta, que chega em sua casa. Ela está à procura do pássaro de sua família que fugiu da gaiola. Imediatamente eles começam a conversar e descobrem sonhos que foram esquecidos, vontades que ficaram para trás e a vida frustrada que estão experimentando.

20h – O Deserto Vermelho (Michelangelo Antonioni) – 113 min. Censura 16 anos.
Giuliana (Mónica Vitti), uma infeliz esposa italiana, sofre de uma desconhecida forma de depressão. As suas rápidas mudanças de humor afetam todos em seu redor, mas todos fingem que nada está verdadeiramente errado. Apenas o engenheiro britânico Corrado Zeller (Richard Harris) parece perceber o que Giuliana procura e com esse conhecimento, embarca num affair com a perturbada mulher.
*verificar a classificação indicativa do filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela a atenção!