CASA COR GOIÁS 2012 VESTE-SE DE MODA, ESTILO E TECNOLOGIA

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Por Assessoria de Imprensa Casa Cor


Estamos na 16ª edição da Casa Cor Goiás. Sempre em busca da inovação e da originalidade, o evento surpreende a cada ano com a escolha do local. Em 2012, uma majestosa residência torna-se cenário da mostra, o que não ocorria desde 2005. A mansão, localizada numa área privilegiada do Setor Bueno – na Rua T-34 com a Praça T-23, Qd. 96, Lts. 14/16 – sedia a exposição de 18 de maio a 26 de junho.

A Casa Cor Goiás apresenta este ano o tema “MODA. ESTILO. TECNOLOGIA.”, com a proposta de intensificar o diálogo entre a moda e o cotidiano das pessoas. A temática retrata o novo momento da economia brasileira e do mercado de arquitetura e decoração, afinal, o universo fashion está cada vez mais presente na vida de homens e mulheres. Estampas, materiais, elementos, texturas e cores que servem de referência para os estilistas estão sendo rapidamente absorvidos e ganham novas interpretações nos projetos de arquitetura, design de interiores e nos itens de construção.

Nos últimos anos, importantes nomes do mundo da moda têm lançado produtos e coleções que incluem artigos para cama, mesa e banho, objetos de decoração e eletrodomésticos, em parceria com grandes marcas, tornando-se peças e obras únicas e de valor inestimável. Reconhecida como o maior evento de arquitetura, decoração e paisagismo das Américas, e o segundo maior do mundo, a Casa Cor tem o poder de renovar a percepção do morar bem de seus visitantes.

Sob o comando das arquitetas Eliane Martins e Sheila Podestá, da SE Promoções e Eventos, a exposição acontece durante 40 dias. Neste período, o público poderá conferir 41 ambientes projetados por 59 renomados arquitetos, decoradores, designers e paisagistas do estado, que tiveram o desafio de materializar tendências em ambientes reais e, principalmente, funcionais, mostrando que criatividade e boas ideias cabem em qualquer lugar. A novidade fica por conta dos espaços Studio Elle, Studio Tecnológico, Varanda Color, Sala da Família, Quarto e Banho do Estudante de Arquitetura, Sala Secreta, Recanto, Praça dos Tablados e Espaço de Convivência. O charme dos lofts, escritórios e ambientes projetados para a família continuam em cena.

A sustentabilidade é outra vertente cada vez mais presente na Casa Cor Goiás. “Esse é um grande desafio, pois os profissionais participantes estão buscando aliar a utilização de materiais sustentáveis ao conforto e à beleza. Ambientes ecologicamente corretos, com redução de consumo de água e resíduos, jardins verticais, além de móveis e revestimentos com madeira de demolição têm se tornado itens de desejo de quem aprecia arquitetura e decoração”, argumenta Eliane Martins.

Sobre o tema: “Como criador, poder estender um trabalho para além do vestuário é extraordinário e totalmente contemporâneo; trata-se de vestir a vida das pessoas”. Esta frase, declarada pelo estilista brasileiro Jum Nakao, resume o conceito que inspira os ambientes da Casa Cor Goiás 2012. Assim como Nakao, estilistas internacionais e nacionais – dentre eles Ralph Lauren, Giorgio Armani, Christian Dior, Versace, Alexandre Herchcovitch e Ronaldo Fraga – têm transportado seu DNA para a criação de móveis, tapetes, revestimentos, louças, acessórios e peças decorativas. Por isso, a fusão entre o décor e a moda é cada vez mais cobiçada no mercado da arquitetura e decoração. 

Na Casa Cor Goiás, todos os ambientes exploram, de forma implícita ou explícita, o tema “MODA. ESTILO. TECNOLOGIA”. O Ponto de Encontro, por exemplo, foi inspirado na grife italiana Missoni, conhecida por sua incrível mistura de cores, estampas e tramas. A tendência Color Block, termo fashion que denomina o uso de diferentes e contrastantes cores num mesmo cenário, aparece no Studio Elle e na Varanda Color. A célebre estilista francesa Coco Chanel é reverenciada na Sala de Jantar e no Bar. A über model Gisele Bündchen, sucesso internacional no mundo da moda e também da publicidade, é homenageada na Varanda Jeans, Bilheteria e também no Quarto do Estudante de Arquitetura.

Local do evento: A mansão de 2,7 mil m² que abriga a 16ª edição da exposição foi concebida em 1986 pela arquiteta Thais Assunção. O projeto arquitetônico propôs a conciliação entre os estilos moderno e colonial brasileiro. Com quatro pavimentos, a residência possui circulação vertical confortável e uma excelente área de lazer, além de jardins que foram originalmente executados pela paisagista Neusa Baiocchi. Construída inicialmente para o médico oftalmologista Dr. Marcos Ávila, a casa foi logo adquirida pelo empresário Paulo Quinan e pela psicóloga Mônica Quinan. Neste período, o imóvel passou por uma completa reforma interior – sob a responsabilidade dos arquitetos Leonel Spencieri e Meire Santos – para atender as necessidades da família.

Além de ter sido palco de festas memoráveis da sociedade goiana, a mansão foi exibida em vários anuários de decoração e numa edição especial da revista Casa Vogue, que a elegeu como referência da arquitetura goiana. Após a realização da Casa Cor Goiás, a casa dará espaço a um luxuoso empreendimento vertical da Opus Inteligência Construtiva e da Souza Andrade Construtora e Incorporadora, parceiras da mostra em 2012.

Tradição: A gastronomia é uma atração tradicional do evento. O Restaurante e o Bar da mostra estão sob o comando da chef goiana Wanessa Barcelos, do buffet Tre – Artes Culinárias. O Café Doce Doce está presente no evento pela sexta vez, enquanto a Maison des Caves assume, pela primeira vez, a Adega da casa. O Hanna Buffet, coordenado pelo chef goiano Fernando Hanna, será responsável pelos coquetéis de todas as festas promovidas durante a exposição. O Espaço Gourmet, por sua vez, sediará diversas oficinas gastronômicas.

Parceiros: Em 2012, a Casa Cor Goiás contará novamente com o patrocínio master das Louças e Metais Deca e com os patrocinadores nacionais Caixa Econômica Federal, Suvinil e Todeschini. Em nível local, a mostra tem o patrocínio da Opus Inteligência Construtiva/Sousa Andrade Construtora e Incorporadora, apoio do Sebrae-GO e como fornecedora oficial a Cerveja Devassa. A Casa Cor Goiás tem como Media Partners a TV Anhanguera e o Jornal O Popular, conta com o apoio institucional do Grupo Sustentax e com a participação especial da Aldeia, Flamboyant Shopping Center, Kora Volvo, Novo Mundo, Rio Quente Resorts e Unimed.

Histórico: Desde a primeira edição, o evento revelou-se predestinado a dar novos rumos ao morar bem e ao bem viver da jovem capital. Sob o comando das arquitetas urbanistas Eliane Moreira Martins e Sheila de Podestá Martin, a mostra vem, ao longo dos anos, influenciando a paisagem, mudando conceitos, reinventando usos, lançando produtos e, sobretudo, melhorando o dia-a-dia das pessoas com soluções simples e criativas para os mais diversos estilos de vida.

Para as organizadoras, a escolha do espaço sede é sempre uma das etapas mais importantes de todo o processo de organização da Casa Cor e exige uma atuação criteriosa e responsável. O grande desafio é encontrar locais que sejam interessantes e que reflitam o atual momento da mostra, da cidade e dos mercados de arquitetura, decoração, design e paisagismo. As características da edificação escolhida ditam a cara do evento e as suas possibilidades de inovação.

A Casa Cor já passou por 15 imóveis da capital experimentando variados estilos de construção. Já foram explorados o glamour de mansões, a amplitude dos condomínios horizontais e a praticidade dos verticais, o charme dos edifícios históricos do centro da cidade e a contemporaneidade dos espaços empresariais. Socialites, empresários, políticos, artistas e gente do povo passaram pelas Casas tanto nas visitas diárias quanto nas glamorosas noites de festa, colocando a mostra de decoração no calendário dos grandes eventos da cidade. Em todas as edições realizadas não faltou o toque característico do regional em perfeita convivência com a globalização, reafirmando os conceitos de criatividade, bom gosto e sofisticação dos profissionais que participam das exibições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela a atenção!