Dia Nacional de Prevenção à Alergia - Campanha de alerta

domingo, 6 de maio de 2012

Tosse, falta de ar, chiado no peito, coriza, espirros, entupimento nasal, coceira nos olhos, nariz ou corpo. Estes são alguns dos sintomas que atormentam vida de um alérgico.

A alergia é a expressão exagerada da defesa do organismo a um determinado alérgeno (poeira, ácaro , mofo, pólen, pelo de animal, poluição, fumaça de cigarro, infecção, medicamento, alimento, entre outros). A doença ataca principalmente pessoas com predisposição familiar e a incidência está cada vez maior.

Dentre as alergias mais comuns destacam-se as respiratórias (asma e rinite alérgicas), as dermatológicas (urticária, dermatite atópica, dermatite de contato e alergia à picada de inseto) e as alimentares.

As alergias estarão no foco do Dia Nacional de Prevenção à Alergia, que acontece no dia 7 de maio. Em todo o Brasil, a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI) vai realizar campanhas de alerta. Em Goiânia também existem atividades programadas.

Segundo o presidente da ASBAI-GO, Daniel Strozzi, a entidade vai realizar juntamente com estudantes de medicina da Pontifícia Universidade Católica (PUC-GO) orientação sobre problemas alérgicos nos Cais da capital. No dia 7, às 14 horas, as atividades estarão concentradas no ambulatório médico da Santa Casa de Misericórdia, onde os pacientes serão orientados sobre as doenças alérgicas por meio de panfletos .

Durante a manhã do dia 7, médicos credenciados à ASBAI também vão dar orientações sobre os alimentos que podem fazer mal a quem tem alergia alimentar. As demonstrações vão ser feitas no restaurante República da Saúde.
As atividades se estendem até o dia 11 de maio. A entidade também vai oferecer serviços durante a oitava Semana de Cultura e Cidadania da PUC, entre 24 e 26 de maio, onde serão realizadas duas oficinas de alergia, respiratória e alimentar, com pré-consultas e posterior encaminhamento para tratamento quando se fizer necessário.


Sabia mais sobre os diferentes tipos de alergias:

è Rinite alérgica: acomete até 30% da população. Cerca de 80% das pessoas asmáticas também sofrem de rinite, que se não for tratada adequadamente, pode agravar as crises de asma. Os sintomas da rinite são entupimento nasal, coriza, espirros e coceira que aparecem com frequência no nariz, garganta e olhos. A rinite ainda pode levar a complicações como otites, sinusites, roncos, respiração bucal e alterações na posição dos dentes.

è Alergias de pele:

a)     Urticárias: caracteriza-se por “vergões” em diferentes partes do corpo, com coceira e vermelhidões. Pode ter diversas causas, como alimentos, aditivos, medicamentos ou alterações físicas (calor, frio, suor).
b)    Dermatite atópica: é uma inflamação na pele, de fundo alérgico, que aparece mais frequentemente na infância, causando principalmente coceira intensa, irritação da pele, eczemas e descamação.
c)     Dermatite de contato: causada pelo contato de substâncias que provocam alergia diretamente na pele, como metais, cosméticos, esmalte etc.
d)    Alergia à picada de insetos: pode se manifestar como “caroços” vermelhos que coçam ou até inchaço em algumas partes do corpo (olhos, boca e orelhas).

è Alergia X Fatores genéticos
Tanto a asma quanto a rinite alérgica tem caráter hereditário, ou seja, passa dos pais para os filhos. Assim, uma criança com família alérgica apresenta até 80% de chances de também desenvolver alergias.
è Fatores desencadeantes das principais alergias:
Poeira, ácaro, mofo, pólens, pelos de animais e baratas. Também são fatores que irritam o alérgico a poluição, a fumaça do cigarro e produtos com cheiro forte (desinfetantes e perfumes). Medicamentos e alimentos como ovos, leite a amendoim, além de mudanças de temperatura, também podem desencadear crises alérgicas.
è Ácaros
Os ácaros são os principais causadores de alergia respiratória. Invisíveis a olho nu, estão em grande quantidade pela casa, principalmente nos colchões, travesseiros, tapetes, carpetes, almofadas e bichos de pelúcia. Um colchão chega a ter até 2 milhões de ácaros vivos.
è Dicas para a casa do alérgico
- Mantenha a casa bem ventilada e limpa; utilize o pano úmido e guarde roupas e objetos dentro dos armários, tornando a limpeza mais fácil e rápida.
- Evite estofados, cortinas, carpetes, bichos de pelúcia e cobertores de lã. Prefira edredons.
- Não utilize produtos com cheiro forte, como removedores, lustra-móvel, desinfetantes e inseticidas, bem como perfumes e spray.
- Evite animais de pelos ou penas dentro de casa. Se isso não for possível, lave o animal uma vez por semana.
- Não fume e não permita que fumem dentro de casa.
- Combata a umidade excessiva e focos de mofo.

Contatos:
*Dr. Daniel Strozzi – médico alergista e presidente da ASBAI-GO
*Thiago Coelho de Almeida Freire – jornalista; assessoria de imprensa
9926-1479

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela a atenção!