Toctao Engenharia apoia festival de música clássica

terça-feira, 22 de maio de 2012

Por Comunicação Sem Fronteiras

Pianista israelense Iddo Bar-Shaï vem a Goiânia para apresentar-se no Festival Internacional “A música clássica no coração do Brasil”. As apresentações ocorrerão em 22 e 23 de maio no Teatro SESI com entrada franca. A Toctao Engenharia patrocina esta iniciativa


Músico reconhecido pelos principais círculos de música clássica do mundo, Iddo Bar-Shaï é o destaque do evento “A música clássica no coração do Brasil”, realizado pela Corporação Internacional de Músicos (CIM) para comemorar os 45 anos do Lilian Centro de Música.

Na oportunidade, o artista irá se apresentar em dois momentos: na terça,  22 de maio,  ao lado da Orquestra Sinfônica de Goiânia, com regência de Joaquim Jayme. Neste dia, eles tocarão “Concerto 23” e “Sinfonia Júpiter” de Mozart.  No quarta-feira, 23, o concerto será solo de Iddo Bar-Shaï com as obras Haydn, Scriabin e Chopin.

Com a missão de assegurar o mercado de trabalho para músicos e inserir Goiânia no circuito musical internacional, o CIM cria eventos com artistas com acentuado nível de excelência e em parceria com entidades e empresas sensíveis a causa de divulgar a música como forma de intercâmbio entre povos. A diretora do CIM, Mirian Camelo Bezerra de Menezes, aponta que a cidade está no início de uma era de ouro para a música clássica.

“Tenho perspectiva que Goiânia nasceu para ser um centro de excelência na área de música clássica porque tem muitas pessoas capacitadas e competentes”, comentou. Ela ressalta ainda que podemos visualizar isso pelos eventos de qualidade que tem ocorrido na capital.

Tudo isso é realizável também, Miran afirma, com o apoio da iniciativa privada. Segundo ela, sem o apoio de empresas não seria possível a presença de um renomado pianista em Goiânia. “Para promover um evento desse porte, precisamos não só de empresas que tenham a envergadura para patrociná-lo, mas também que acreditem no trabalho como transformação social. Este é um dos papéis da música”, comentou.

Uma das patrocinadoras é a Toctao Engenharia. Essa é a segunda ação da empresa este ano em apoio à música clássica. Em março, a Toctao patrocinou a participação do pianista goiano Otávio Henrique Soares Brandão no Qwartz8, importante evento musical que ocorreu em Paris. Além disso, desenvolve projetos envolvendo a cultura e a música para seus trabalhadores da construção civil. Um deles é o “Construindo Arte” que leva música e teatro aos canteiros de obra gratuitamente atingindo cerca de 1000 trabalhadores. O objetivo do projeto Construindo Arte é o mesmo dos trabalhos do CIM, formar público e levar cultura para o público que não tem acesso a ela.

Mirian garante que muito tem sido feito ao longo dos anos para que hoje Goiânia tenha público cativo de música clássica. A entrada é franca para estimular a presença de pessoas, mas numa próxima etapa, espera-se que já não seja necessário utilizar esse recurso como chamariz. “A ideia é formar educar o público. Realizar eventos dá trabalho e tem altos custos, então quando o público estiver mesmo envolvido, teremos condições de cobrar ingresso e ainda lotar uma casa como ocorre com tantos outros eventos culturais”, comentou.

Sobre Iddo Bar-Shaï    Nascido em 1977, o pianista israelense Iddo Bar-Shaï concluiu seus estudos na classe de Pnina Salzman pela Academia de Música Rubin de Tel Aviv. Apresenta-se em inúmeros palcos internacionais e com orquestras isralenses e européias, Iddo também é sempre convidado para concertos em festivais de grande prestígio como Ravinia, Verbier, La Grange  de Meslay, La Roque d'Anthéron, La Folle Journéee de Rio, Nantes e Tóquio. Seu CD de Sonatas de Haydn lançado em 2006 com o selo Mirare ganhou “5 diapasons” da Revista Diapason que descreveu sua performance como “uma das melhores gravações de Haydn da História” e recebeu o Prêmio de “l’Étoile Montante para a Primeira Gravação de um Disco” na ocasião do Prêmio Internacional 2006. Em dezembro de  2008 foi lançado seu CD de Mazurcas  de Chopin com o selo Mirare que recebeu elogios unânimes por todo o mundo com as mais altas apreciações da crítica especializada e jornais de prestígio como  Le Figaro- França e Fonoforum-Alemanha.

Serviço
Festival Internacional “A música clássica no coração do Brasil”Data: 22 e 23 de maio
Horário: 22/05 às 20h, 23/05 às 21h
Local: Teatro SESI
Entrada franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela a atenção!