NOVIDADES MARCAM REABERTURA DO NOVO ZOOLÓGICO DE GOIÂNIA

quinta-feira, 3 de maio de 2012

(Sugestão do leitor Carlos Fabricio Finotti)

Por Sirley Camilo e Sara Gomes para SECOM/Goiânia

Prefeitura inaugura novo conceito para o segmento, onde bem-estar animal, pesquisa, educação e conservação ambiental norteiam as atividades


A Prefeitura de Goiânia reabre neste mês de maio o Parque Zoológico da cidade com um novo conceito para o segmento, onde bem-estar animal, pesquisa, educação e conservação ambiental norteiam as atividades deste reformulado equipamento de lazer e entretenimento. No lugar de grades e jaulas, vidros blindados e  viveiro de imersão reproduzem com fidelidade o habitat das espécies. Esse procedimento vem sendo adotado nos zoológicos mais modernos do Brasil. 

Os vidros servem de isolamento acústico ocasionando menores índices de estresse aos animais, além de proteção para que as pessoas não joguem alimentos dentro dos recintos. No novo zoo, espécies em extinção recebem cuidados especiais para reprodução e pesquisa.

O caráter de simples exposição foi substituído pela preocupação em manter a convivência harmônica e equilibrada entre fauna e flora, recursos naturais e o homem. A principal característica do parque é inserir os animais cativos em sistema de semi-liberdade, com recintos espaçosos, que privilegiam o bem estar animal e ao mesmo tempo tenham menos barreiras visuais para o publico.

Um novo ambulatório veterinário apresenta estrutura para atender as necessidades do parque com salas de preparo, cirurgia, RX, necropsia, de forma a suprir todas as necessidades dos animais. O zoológico possui uma equipe especializada de biólogos, veterinários e educadores ambientais, que proporcionam aos visitantes uma perfeita harmonia entre homem e natureza. Tudo está  preparado para que o visitante receba informações através dos educadores ambientais, de placas ilustrativas com fácil leitura, que cooperem no objetivo de cumprir uma das principais metas: a educação ambiental.

Convivência
Os visitantes passam a contar com três espaços de convivência, áreas de alimentação, rampas de acesso para portadores de necessidades especiais. Uma situação que gera muito estresse entre os animais é a presença da ‘presa’ e do ‘predador’ num mesmo ambiente. Para evitar esse problema foi criado um setor extra com um muro de separação entre mamíferos (predador), aves e répteis (presas). 

A construção de um setor extra (local em que não ocorre visitação pública, porém abriga os animais excedentes do plantel) é um dos pontos de grande importância na reforma. Foram construídos espaços maiores, mais arejados e com maior incidência de luz solar.

O zoológico, que conta com 522 animais, programou mudanças também nos recintos dos ruminantes, como o camelo, lhama e waterbuck, que receberam uma estrutura nova de cambiamento e maternidade para facilitar o manejo desses animais e causar menos estresse. Foram criados pontos de fuga em todos os recintos para o conforto dos animais, para se abrigarem ou se esconderem caso não queiram ser vistos.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela a atenção!