UM PALÁCIO DE SONHOS ESPERA O VISITANTE NO PARQUE MUTIRAMA

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Por Sirley Camilo SECOM/Goiânia

Palácio de Alhambra tem uma mistura de histórias permite uma grande viagem pelo túnel do tempo

Folclore, mitos, lendas, contos de fada e contos de ficção expressam maneiras de  manifestar experiências que não temos condições de explicar logicamente e fazem parte do imaginário infantil. A possibilidade de vivenciar essas experiências levou a Prefeitura de Goiânia a proceder a remodelagem do Parque Mutirama, criando espaços lúdicos, a exemplo do Palácio de Alhambra onde uma mistura de histórias permite uma grande viagem pelo túnel do tempo. A expectativa é de colocar o espaço na rede pública de lazer e entretenimento nas próximas férias escolares.

O Palácio é um dos grandes elementos de decoração temática. Ao iniciar o trajeto, a bordo de um barco, o visitante encontra um cenário que lembra o período das grandes caravelas entre cordas e velas. Na entrada, um boneco menino, representando o príncipe Akki, está sentado na "távola redonda" da história do Rei Arthur dentro de uma grande biblioteca e que tem no centro da mesa a lendária espada "Excalibur". Nos assentos elmos fazem companhia ao príncipe.

A construção é toda feita de argamassa com detalhes meticulosamente esculpidos com texturas e acabamento em cerâmicas pintadas. Figuras da corte medieval são representações fieis em maquilagem e vestuário. Passando pelos corredores, vê-se o segundo cenário, onde bambus, dragões, guerreiros de terracota, e toda uma cenografia de estilo rebuscado formam o império da Imperatriz Extravagante. Um barco de mármore, ao centro, completa o cenário todo feito em miniatura, de forma a caber dentro do castelo.

Uma profusão de espelhos dá ao ambiente palaciano um ar de profundidade cujo clima é amenizado pelo frescor de águas. Os califas, um alquimista, um matemático e um astrônomo e esculturas de leões completam o cenário, cuja viagem termina num artificial jardim fantástico onde o menino príncipe descobre que a verdadeira felicidade é ali permanecer ao lado do jardineiro que o inicia na aventura, tão logo se chega à estação de embarque, para o interior do Palácio de Alhambra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela a atenção!